IV Festival IBV de Vídeos
Estudantis
23 e 24 de abril de 2012
Tobias Barreto – SE
INTRODUÇÃO
Tendo
em vista a importância que tanto a música como o cinema exercem na cultura
nacional e mundial, o II Festival IBV de
Vídeos Estudantis está sendo proposto para aproximar essas duas formas de
arte dos alunos do Colégio IBV. Através da produção de videoclipes de músicas
de língua inglesa, os estudantes entrarão em contato com a globalização
cultural que acontece nos dias de hoje, com artistas dos quatro cantos do
planeta sendo conhecidos mundialmente através da internet e de canais de tevê,
como a MTV.
Ao
realizarem seus próprios vídeos, os alunos aprenderão conceitos como a
importância do trabalho em equipe, a criatividade como elemento fundamental e a
música como elo entre os povos.
COMO SERÁ O PROJETO
1. Tarefas em cada grupo
a)
Diretor(a) – esta função pode ser preenchida por uma ou duas pessoas, ou por
todo o grupo, ficando responsável por tomar as decisões criativas, sugerir
mudanças, determinar ângulos de câmera e efetuar alterações no roteiro.
b)
Roteirista – é o responsável por criar a “história” e dizer quantas pessoas
estarão em cena. Por exemplo: se a música é romântica e o grupo deseja contar
uma história, é o roteirista que decide que história será essa. Esta função
também pode ser coletiva, com todos dando sugestões, embora deva haver um
responsável por filtrar as sugestões e utilizar as que considerar melhores ou
mais adequadas.
c)
Blogueiro – é quem atualizará constantemente o blog da produção, um site administrado
pelos professores de inglês, ao qual terá acesso (para atualização) apenas os
blogueiros de cada grupo. É neste blog que o público ficará sabendo de tudo o
que acontece durante a produção dos clipes, através de textos, vídeos e fotos.
O blogueiro é uma espécie de jornalista, levando a todos as notícias do que
acontece em cada grupo.
d)
Dublador(es) – para que haja um videoclipe é preciso que alguém faça as vezes
do cantor ou dos cantores. Eles devem fazer com que realmente pareça que eles são
os cantores das músicas escolhidas. Para isso, devem aprender a cantar a música
de verdade, para que haja sincronia com a letra original. É uma função de
grande responsabilidade.
e)
Dançarinos, figurantes – são os componentes que darão um brilho extra aos
vídeos, aparecendo em cena para preencher e fazer parte da história.
f)
Coreógrafo(a) – é quem cria a coreografia para os dançarinos. Esta função só
existe se o roteiro do vídeo determinar que haverá dança.
g)
Figurinista – é a pessoa que tem função de escolher que roupas serão usadas no
vídeo, aquelas mais apropriadas a que tipo de mensagem o clipe deverá passar.
h)
Câmera(s) – é o responsável pelas filmagens. É quem posiciona a câmera no
ângulo que o diretor recomendar.
i)
Tradutor(es) – para que o grupo possa criar seu vídeo, é necessário conhecer o
sentido da letra da música. Para isso, ela deve ser traduzida. ATENÇÃO: A tradução deve ser a primeira
coisa a ser feita, para que o resto da produção possa criar o vídeo.
2. Reuniões dos grupos
Os
grupos devem se reunir para organizar a produção do vídeo. Estas reuniões NÃO
PODEM ser improdutivas, portanto não deve haver perda de tempo.
IMPORTANTE: nem todas
as reuniões precisam ter a presença de todos os componentes do grupo. Se a
reunião for para decidir a história do vídeo, por exemplo, basta a presença
do(s) diretor(es) e do(s) roteirista(s), isso é claro, se estas funções não
forem coletivas.
Cada
grupo terá um líder – escolhido pelos professores de inglês – para conferir a
frequência dos componentes em cada reunião. Essa frequência será feita em uma
planilha entregue pelo professor, criada especialmente para este fim.
RELATÓRIO – Toda
segunda-feira o líder entregará a lista de frequência aos professores de inglês,
juntamente com o relatório da semana, contendo número de reuniões e o objetivo
de cada reunião.
3. Tema
Cada
grupo se limitará a um tema, conforme descrito abaixo:
·
O tema será trilhas
sonoras de filmes;
·
Cada grupo sorteará um filme dentre os
pré-selecionados e terá 2 dias para decidir se permanecerá com o filme sorteado
ou se sorteará outro título dentre os restantes na lista e não mais poderá trocar de filme;
·
Um mesmo filme tem várias músicas, e o grupo poderá
escolher uma das canções da trilha sonora, mantendo o critério sobre a letra da
música;
·
ATENÇÃO: não há a
obrigatoriedade de utilizar a história do filme para a criação do roteiro do
videoclipe. O grupo pode usar apenas a música e criar um roteiro inteiramente
novo.
4. Sobre a letra da música
Antes
de haver qualquer ensaio ou gravação, a letra da música escolhida deve ser
submetida à avaliação dos professores de inglês, bem como da diretora Joelma até o dia 30 de março.
A
música não pode conter mensagem de alusão a vulgaridades, sexo, ou palavrões.
Não pode também ser uma letra que fale de demônios, monstros, etc.
5. Entrega dos clipes prontos
Os
clipes prontos devem ser entregues até o dia 18/04, sem atraso,
conforme o colocado abaixo:
a)
O vídeo deverá estar gravado em DVD, NÃO-BLOQUEADO para cópia.
b)
O formato do vídeo deverá ser AVI.
c)
O DVD deverá ter no envelope os nomes dos integrantes do grupo, bem como a
turma do grupo.
6. Pontuação
O
trabalho vale 6,0 pontos, sendo divididos pelos seguintes critérios:
1,0
– Criatividade – não use apenas um cenário. Diversifique, pense em várias
opções, use a imaginação para fazer o melhor vídeo possível.
1,0
– Qualidade da produção – imagem é tudo. Então, não se contente em filmar
apenas uma vez. Escolha os melhores ângulos, aproveite que A EDIÇÃO SERÁ LIVRE, PODENDO FAZER USO DE PROFISSIONAIS PARA TAL ETAPA
DA PRODUÇÃO.
SOBRE A QUESTÃO DA EDIÇÃO: se a
edição for feita por profissional da área, o vídeo concorrerá na categoria
MELHOR VÍDEOCLIPE PROFISSIONAL.
2,0
– Dublagem em sincronia com a música;
1,0
– Trabalho em equipe – ninguém pode ficar sem tarefa.
1,0
– Participação da festa de entrega do Prêmio RED.
IMPORTANTE: A pontuação
do grupo será coletiva. Portanto, se a dublagem for fraca ou a criatividade for
abaixo do esperado, a pontuação cairá para todos os componentes do grupo.
7. Culminância
O
IV Festival IBV de Vídeos Estudantis será a apresentação dos vídeos prontos, na
quadra do IBV, no dia 23 de abril de 2012, à noite, com entrada franca. Na
noite seguinte, 24 de abril, no Clube Social, haverá a entrega do Prêmio RED, o
nosso “Oscar”. Na ocasião, um componente de cada grupo apresentará seu vídeo
com uma breve fala sobre a produção e a emoção de fazer o clipe.
No
evento, serão premiadas com troféus as seguintes categorias:
MELHOR
VIDEOCLIPE PROFISSIONAL
MELHOR
VIDEOCLIPE AMADOR
MELHOR
ROTEIRO
MELHOR
DIREÇÃO
MELHOR
DUBLADOR
MELHOR
DUBLADORA
MELHOR
COREOGRAFIA**
MELHOR
ATOR*
MELHOR
ATRIZ*
MELHOR
FIGURINO
MELHOR BLOGUEIRO(A)
MELHOR BLOGUEIRO(A)
*Somente
para os clipes que utilizarem histórias.
**Somente
para os clipes que utilizarem coreografia.
8. Observações finais
Cada
grupo deve fazer o seu melhor, sem jamais entrar em atrito com outros grupos ou
outras turmas, já que os pontos serão dados pelo trabalho de cada grupo, ou
seja, as premiações no dia do festival
não serão determinantes para a pontuação final.