Regulamento


IV Festival IBV de Vídeos Estudantis
23 e 24 de abril de 2012
Tobias Barreto – SE

INTRODUÇÃO
Tendo em vista a importância que tanto a música como o cinema exercem na cultura nacional e mundial, o II Festival IBV de Vídeos Estudantis está sendo proposto para aproximar essas duas formas de arte dos alunos do Colégio IBV. Através da produção de videoclipes de músicas de língua inglesa, os estudantes entrarão em contato com a globalização cultural que acontece nos dias de hoje, com artistas dos quatro cantos do planeta sendo conhecidos mundialmente através da internet e de canais de tevê, como a MTV.
Ao realizarem seus próprios vídeos, os alunos aprenderão conceitos como a importância do trabalho em equipe, a criatividade como elemento fundamental e a música como elo entre os povos.

COMO SERÁ O PROJETO
1. Tarefas em cada grupo
a) Diretor(a) – esta função pode ser preenchida por uma ou duas pessoas, ou por todo o grupo, ficando responsável por tomar as decisões criativas, sugerir mudanças, determinar ângulos de câmera e efetuar alterações no roteiro.
b) Roteirista – é o responsável por criar a “história” e dizer quantas pessoas estarão em cena. Por exemplo: se a música é romântica e o grupo deseja contar uma história, é o roteirista que decide que história será essa. Esta função também pode ser coletiva, com todos dando sugestões, embora deva haver um responsável por filtrar as sugestões e utilizar as que considerar melhores ou mais adequadas.
c) Blogueiro – é quem atualizará constantemente o blog da produção, um site administrado pelos professores de inglês, ao qual terá acesso (para atualização) apenas os blogueiros de cada grupo. É neste blog que o público ficará sabendo de tudo o que acontece durante a produção dos clipes, através de textos, vídeos e fotos. O blogueiro é uma espécie de jornalista, levando a todos as notícias do que acontece em cada grupo.
d) Dublador(es) – para que haja um videoclipe é preciso que alguém faça as vezes do cantor ou dos cantores. Eles devem fazer com que realmente pareça que eles são os cantores das músicas escolhidas. Para isso, devem aprender a cantar a música de verdade, para que haja sincronia com a letra original. É uma função de grande responsabilidade.
e) Dançarinos, figurantes – são os componentes que darão um brilho extra aos vídeos, aparecendo em cena para preencher e fazer parte da história.
f) Coreógrafo(a) – é quem cria a coreografia para os dançarinos. Esta função só existe se o roteiro do vídeo determinar que haverá dança.
g) Figurinista – é a pessoa que tem função de escolher que roupas serão usadas no vídeo, aquelas mais apropriadas a que tipo de mensagem o clipe deverá passar.
h) Câmera(s) – é o responsável pelas filmagens. É quem posiciona a câmera no ângulo que o diretor recomendar.
i) Tradutor(es) – para que o grupo possa criar seu vídeo, é necessário conhecer o sentido da letra da música. Para isso, ela deve ser traduzida. ATENÇÃO: A tradução deve ser a primeira coisa a ser feita, para que o resto da produção possa criar o vídeo.

2. Reuniões dos grupos
Os grupos devem se reunir para organizar a produção do vídeo. Estas reuniões NÃO PODEM ser improdutivas, portanto não deve haver perda de tempo.
IMPORTANTE: nem todas as reuniões precisam ter a presença de todos os componentes do grupo. Se a reunião for para decidir a história do vídeo, por exemplo, basta a presença do(s) diretor(es) e do(s) roteirista(s), isso é claro, se estas funções não forem coletivas.
Cada grupo terá um líder – escolhido pelos professores de inglês – para conferir a frequência dos componentes em cada reunião. Essa frequência será feita em uma planilha entregue pelo professor, criada especialmente para este fim.

RELATÓRIO – Toda segunda-feira o líder entregará a lista de frequência aos professores de inglês, juntamente com o relatório da semana, contendo número de reuniões e o objetivo de cada reunião.

3. Tema
Cada grupo se limitará a um tema, conforme descrito abaixo:
·         O tema será trilhas sonoras de filmes;
·         Cada grupo sorteará um filme dentre os pré-selecionados e terá 2 dias para decidir se permanecerá com o filme sorteado ou se sorteará outro título dentre os restantes na lista e não mais poderá trocar de filme;
·         Um mesmo filme tem várias músicas, e o grupo poderá escolher uma das canções da trilha sonora, mantendo o critério sobre a letra da música;
·         ATENÇÃO: não há a obrigatoriedade de utilizar a história do filme para a criação do roteiro do videoclipe. O grupo pode usar apenas a música e criar um roteiro inteiramente novo.

4. Sobre a letra da música
Antes de haver qualquer ensaio ou gravação, a letra da música escolhida deve ser submetida à avaliação dos professores de inglês, bem como da diretora Joelma até o dia 30 de março.
A música não pode conter mensagem de alusão a vulgaridades, sexo, ou palavrões. Não pode também ser uma letra que fale de demônios, monstros, etc.


5. Entrega dos clipes prontos
Os clipes prontos devem ser entregues até o dia 18/04, sem atraso, conforme o colocado abaixo:
a) O vídeo deverá estar gravado em DVD, NÃO-BLOQUEADO para cópia.
b) O formato do vídeo deverá ser AVI.
c) O DVD deverá ter no envelope os nomes dos integrantes do grupo, bem como a turma do grupo.

6. Pontuação
O trabalho vale 6,0 pontos, sendo divididos pelos seguintes critérios:
1,0 – Criatividade – não use apenas um cenário. Diversifique, pense em várias opções, use a imaginação para fazer o melhor vídeo possível.
1,0 – Qualidade da produção – imagem é tudo. Então, não se contente em filmar apenas uma vez. Escolha os melhores ângulos, aproveite que A EDIÇÃO SERÁ LIVRE, PODENDO FAZER USO DE PROFISSIONAIS PARA TAL ETAPA DA PRODUÇÃO.

SOBRE A QUESTÃO DA EDIÇÃO: se a edição for feita por profissional da área, o vídeo concorrerá na categoria MELHOR VÍDEOCLIPE PROFISSIONAL.

2,0 – Dublagem em sincronia com a música;
1,0 – Trabalho em equipe – ninguém pode ficar sem tarefa.
1,0 – Participação da festa de entrega do Prêmio RED.
IMPORTANTE: A pontuação do grupo será coletiva. Portanto, se a dublagem for fraca ou a criatividade for abaixo do esperado, a pontuação cairá para todos os componentes do grupo.

7. Culminância
O IV Festival IBV de Vídeos Estudantis será a apresentação dos vídeos prontos, na quadra do IBV, no dia 23 de abril de 2012, à noite, com entrada franca. Na noite seguinte, 24 de abril, no Clube Social, haverá a entrega do Prêmio RED, o nosso “Oscar”. Na ocasião, um componente de cada grupo apresentará seu vídeo com uma breve fala sobre a produção e a emoção de fazer o clipe.
No evento, serão premiadas com troféus as seguintes categorias:
MELHOR VIDEOCLIPE PROFISSIONAL
MELHOR VIDEOCLIPE AMADOR
MELHOR ROTEIRO
MELHOR DIREÇÃO
MELHOR DUBLADOR
MELHOR DUBLADORA
MELHOR COREOGRAFIA**
MELHOR ATOR*
MELHOR ATRIZ*
MELHOR FIGURINO
MELHOR BLOGUEIRO(A)
*Somente para os clipes que utilizarem histórias.
**Somente para os clipes que utilizarem coreografia.

8. Observações finais
Cada grupo deve fazer o seu melhor, sem jamais entrar em atrito com outros grupos ou outras turmas, já que os pontos serão dados pelo trabalho de cada grupo, ou seja, as premiações no dia do festival não serão determinantes para a pontuação final.